Como Montar uma Loja de Bolos Caseiro

Se você gosta de administrar pequenos negócios e/ou gosta de cozinhar e procura por uma forma de aumentar a sua renda familiar, montar uma loja de bolos caseiro em sua cidade pode ser uma excelente opção para alcançar uma melhor estabilidade financeira, além de se tornar reconhecimento no ramo de alimentação.

Pequenas empresas estão mudando o mundo! Nos dias de hoje, muitas pessoas estão se aventurando por esse universo, vendo esses empreendimentos como uma forma de se libertar de seus trabalhos que já não se adaptam mais às suas necessidades pessoais, profissionais ou familiares ou mesmo vendo essas possibilidades como a forma de alcançar a sua independência profissional e financeira.

O processo de abertura de um pequeno negócio envolve várias etapas e é preciso dedicação e atenção, contudo não é impossível ou muito difícil de se formalizar o negócio e começar a alçar novos voos.

Se você se interessou, esse artigo vai te dar um passo a passo para que você saiba como montar uma loja de bolos caseiro e para que possa começar a trabalhar antes do que imagina. Vamos lá!

#1 Definindo o projeto

O primeiro passo em qualquer empreendimento é definir o projeto desejado. Onde você quer chegar? De onde você está saindo?

Para montar uma loja de bolos caseiro você precisará de um espaço comercial para poder atender a seus clientes. Nesse espaço, você precisará de um lugar para colocar um balcão para exposição dos bolos, além de um espaço reservado para o caixa.

Se você quiser apenas comercializar os bolos, um espaço pequeno é suficiente e seus gastos serão menores. Contudo, você pode montar uma loja que ofereça um espaço para que seus clientes interajam e provem os produtos. Nesse caso você precisará de um espaço um pouco maior e mais móveis.

#2 Procurando por um bom lugar

Agora que você já sabe por onde começar, é preciso procurar um lugar para abrir o seu comércio. Cada cidade oferece suas particularidades e, por isso, você vai ter que sair a campo e localizar o melhor para você. Os corretores imobiliários podem te ajudar nesse processo, indicando as melhores opções para venda ou aluguel disponíveis de acordo com a faixa monetária que você pode investir nesse momento.

local para montar loja de bolo

Caso você já tenha um espaço próprio e opte por uma reforma, é preciso, então, localizar bons trabalhadores e começar a reforma! Use sua imaginação e explore suas opções!

#3 Abrindo seu próprio negócio – a parte contábil

Toda empresa brasileira, independentemente do tamanho e da quantidade de trabalhadores, precisa ser devidamente registrada junto à Receita Federal e outros órgãos municipais, estaduais e/ou federais correspondentes para que esteja legalmente apta a funcionar.

Para isso, você precisará entrar em contato com um escritório de contabilidade e explicar o que quer fazer. O contador te apresentará as melhores opções, além de informar os impostos devidos e como funciona o pagamento, além de outros encargos.

Verifique com ele se existe a possibilidade de começar com um MEI – Microempreendedor Individual. Essa modalidade de empresa permite que você trabalhe e ainda registre um trabalhador, recolhendo impostos a um valor mais acessível, desde que a atividade se enquadre nas premissas e o valor arrecadados anualmente não ultrapasse a faixa pré-estabelecida. É uma excelente opção para quem está começando!

#4 Montar uma loja de bolos – a parte prática

Paralelo a tudo o que já foi falado, você também precisa pensar na parte prática e física da sua loja de bolos caseiro. Aqui entram os móveis necessários para apresentar os produtos e montar o comércio em si, os fornecedores, os trabalhadores, a gestão da empresa e as ações de marketing.

Calma! Não é preciso se assustar! Vamos simplificar!

como montar uma loja de bolos caseiro

Você precisa saber quem serão seus fornecedores e a procedência dos produtos que serão comercializados. Em sua loja, você fará somente a revenda ou você mesma fará os bolos para vender? Quais são os tipos de bolo? Quais as opções de sabores? E tamanhos? Terão coberturas e recheios? Serão vendidos somente no balcão ou poderão ser encomendados? Terá serviço de entrega ou apenas de retirada?

Essas características mais práticas é que definirão o funcionamento diário de sua empresa e acabarão ajudando a atrair o público que você quer ter.

Além disso, você precisará de um trabalhador para te ajudar? Ou vai trabalhar sozinha?

Quanto aos móveis, você prefere coloca-los em qual posição? Se você oferecer espaço para consumo dentro do estabelecimento, você precisará de mesas, talheres, pratos, copos, etc. Além disso, precisará mudar a atmosfera da sua loja de bolos caseiro para que o ambiente fique mais confortável e receptivo.

Na estruturação física do lugar é preciso se atentar para que ele fique prático e de fácil entendimento para o consumidor. Não há nada mais frustrante para um cliente do que entrar em um comércio e não conseguir identificar onde fica a sessão de pedidos, onde estão os preços, onde faz o pagamento e situações similares.

A iluminação também deve ser bem trabalhada. Tanto para o conforto dos ocupantes e trabalhadores, quanto para chamar a atenção para os produtos. Com pouco investimento é possível fazer uma apresentação única e que fique com a cara do seu negócio.

#5 Propaganda e marketing

Quando falamos de propaganda e marketing logo imaginamos custos altos, empresas especializadas e muitas dúvidas. Contudo, é possível criar estratégias para divulgar o seu empreendimento sem precisar recorrer a opções de grandes empréstimos e através de ações simples e diárias.

É aqui que entram anúncios online, páginas de Facebook e entrega de folders. Algumas cidades também permitem a divulgação em som e isso pode ser bem utilizado. Mas o principal é investir na qualidade do atendimento e dos produtos, pois a melhor propaganda ainda é o boca a boca.

Conclusão

Montar uma loja de bolos caseiro pode ser a chave para a sua nova vida. Uma vida mais dinâmica, com liberdade profissional e com aumento da sua renda. O procedimento é dinâmico e divertido, exige atenção e dedicação, porém promove o sucesso e o seu crescimento. Arrisque-se!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

2 Comentários

  1. Barbara
    • Vitor Rodrigues

Write a response